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Saúde na Melhor Idade

Professor de educação física e personal trainer dá dicas de como se obter melhores condicionamento físico e qualidade de vida.

A terceira idade não deve se descuidar da parte física para obter melhor qualidade de vida e bem-estar. O número de pessoas idosas que frequenta academias de atualmente vem crescendo bastante, mas essas atividades também podem ser realizadas em sua própria residência, com a supervisão de um profissional da área, o personal trainer.

O Correio Carioca procurou o professor de educação física e personal trainer Leonardo Marandino, que de forma atenciosa explicou com riqueza de detalhes como devem proceder as pessoas da terceira idade que buscam nas atividades físicas bom condicionamento e melhor qualidade de vida.

É necessário lembrar, porém, que qualquer atividade corporal, em qualquer idade, deve ser precedida de uma avaliação médica, pois só esse profissional de saúde poderá aquilatar as condições físicas de cada indivíduo. O professor de educação física, após o exame médico, deverá proceder uma avaliação funcional, recomendando, a partir daí, os tipos de exercícios apropriados para cada pessoa.

Marandino informa que os exercícios físicos mais indicados nas academias de ginástica são os seguintes: hidroginástica, alongamento, ioga, caminhada e também musculação. O professor afirma que a hidroginástica melhora bastante o condicionamento físico do indivíduo, reduzindo o grau de gordura e ainda diminui a pressão arterial do organismo.

Outra excelente modalidade de exercício é a caminhada, pois além dos benefícios apresentados pela hidroginástica eleva a absorção de cálcio, prevenindo o aparecimento da osteoporose.

O professor lembra que é sempre recomendável que o profissional de educação física acompanhe de perto a prática dos exercícios pelos alunos de qualquer idade. Isso é importante para evitar a prática desses exercícios de maneira incorreta, o que poderá causar uma lesão. Desta forma as atividades corporais são recomendadas sempre, desde que sejam as mais indicadas para sua idade, e uma vez respeitado o quadro atual de saúde do aluno.

Para maior comodidade, o idoso poderá optar por um acompanhamento profissional em sua residência. O personal trainer, da mesma forma que nas academias, somente fará a avaliação para montagem do treinamento físico após o interessado ter se submetido a uma consulta médica. É sempre interessante para o idoso a opção de realizar exercícios físicos em seu lar, com o acompanhamento do personal trainer. Contudo, a prática desses exercícios não contará com os aparelhos existentes nas academias.

Independentemente dos exercícios, os hábitos diários podem ser modificados, lembra Leonardo Marandino, evitando, assim, uma vida sedentária. Algumas importantes recomendações devem ser adotadas, como resolver seus problemas pessoais (bancos, supermercados e outros) a pé, pois uma caminhada é sempre saudável. Tenha uma alimentação mais saudável e você verá o resultado aparecendo. Evite o estresse. Não tenha vícios. Faça tudo isso pensando em saúde e melhor qualidade de vida e você será uma pessoa mais feliz.

 
 
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