Jornal Com Distribuição Mensal nas Zonas Norte (Tijuca - Vila Isabel - Grajaú - Andaraí) e Sul (Botafogo - Urca - Humaitá) do Rio de Janeiro
 
 
 home / página incial
 siga o correio carioca no twitter
 correio carioca no facebook
 
LAZER 2: LAZER NA NATUREZA


Bosque da Barra é uma área de proteção ecológica usada para famílias fazerem
piquenique e para atletas praticarem suas atividades desportivas.

Mesmo com a vida corrida do dia a dia ainda é possível ter aquele momento de sossego e paz admirando a natureza no coração da cidade grande. O Bosque da Barra, importante parque de conservação do meio ambiente, oferece isso e muito mais.
Animais e plantas em extinção são cuidadosamente abrigados e recebem importantes cuidados no mesmo parque que acolhe visitantes em busca de lazer. Fauna, flora e seres humanos convivem harmoniosamente no mesmo espaço.


Entretanto, como em qualquer área de conservação ambiental, os frequentadores devem sempre respeitar algumas regrinhas: não retirar nada do local, colocar o lixo sempre nas lixeiras, não alimentar os animais nem os perturbar, não fazer barulho, não retirar flores nem frutas, não subir nas árvores nem danificá-las, evitar fumar durante a estadia no parque e não levar animais domésticos, pois a entrada deles é proibida. O visitante pode e deve sempre apreciar a natureza, mas sem prejudicá-la.


A fauna do parque é riquíssima e abriga diversos animais, como: cutias, capivaras, jacarés, cobras, saguis, quero-queros, borboletas-da-praia, espécie em extinção que é o símbolo do parque, e muitos outros. Cerca de 2/3 do Bosque é fechado ao público e muitos animais costumam ficar apenas nessa área protegida. Por essa razão, é muito difícil avistar cobras e jacarés, mas às vezes algunsfilhotes de jacaré-de-papo-amarelo costumam aparecer, até mesmo no lago do parque, tornando-se atrações.


Outra riqueza natural do Bosque da Barra é sua flora. Algumas espécies são raras e ameaçadas de extinção, como a quaresminha, o araçá-da-praia, o cacto coroa-de-frade e a jarrinha, dentre muitas outras. Há também orquídeas e árvores frutíferas no parque.


Uma dica para quem vai visitá-lo pela primeira vez é levar água, pois há apenas um ponto de venda de bebidas e alimentos industrializados (a venda de outros tipos é proibida) no Bosque e mesmo assim só funciona nos finais de semana e nos feriados, dias de maior movimento.


As atividades mais frequentes no Bosque são andar de bicicleta, a caminhada, corrida - inclusive alguns atletas procuram aprimorar seu condicionamento nas áreas do Bosque da Barra. Além disso, muitas famílias buscam nos agradáveis refúgios naturais do parque locais ideais para fazer piquenique e para deixar a criançada se divertir brincando nos playgrounds.


O Bosque da Barra conta com guardas municipais e vigias especializados em meio ambiente. Além dos sempre atentos guardas e vigias, o parque conta com a presença de biólogos, que atuam na proteção da fauna e da flora e ajudam no trabalho de conscientização ambiental que todo frequentador do bosque deve ter. Frequentemente o parque recebe exposições, oficinas e jogos em seu Núcleo de Educação Ambiental e esses profissionais atuam diretamente no envolvimento do público nas atividades ambientais.


O Bosque da Barra está localizado na Avenida das Américas, 6000, Barra da Tijuca, e funciona de terça a domingo, das 8 às 17h.


O estacionamento do parque é gratuito e possui cerca de 80 vagas, mas costuma encher rapidamente nos finais de semana.



 
 
« veja matérias sobre o Rio de Janeiro, Esportes, Turismo, Saúde entre outros temas.
 
 
 
 
© Correio Carioca   -   Expediente   -   Política de Privacidade   -   Anuncie   -  Fale Conosco  
" />