Jornal Com Distribuição Mensal nas Zonas Norte (Tijuca - Vila Isabel - Grajaú - Andaraí) e Sul (Botafogo - Urca - Humaitá) do Rio de Janeiro
 
 
 home / página incial
 siga o correio carioca no twitter
 correio carioca no facebook
 
Horto da Tijuca

Há cerca de 80 anos existe na Tijuca, precisamente na Rua Conde de Bonfim 910 uma floricultura que, em verdade, se constitui em um simpático horto onde são cultivadas plantas ornamentais. Seu atual proprietário se chama Fernando Paiva Pinto que vem dando continuidade à atividade, que foi iniciada e desenvolvida por seu tio José Ribeiro, já falecido. A Floricultura, após o falecimento de José, seu fundador, seu filho. Mário Ribeiro continuou o negócio, passando posteriormente para Fernando. Iniciando um bate papo Fernando disse à equipe do Correio Carioca que o Horto começou na rua Guajaratuba, nas proximidades da Muda da Tijuca e, mesmo depois no novo endereço,a partir do ano de 1927, era conhecido com “chácara” pois ali eram cultivadas verduras para serem vendidas. Com a poluição das águas que irrigavam a horta a atividade de plantio de verduras como bertalha, cebolinha, agrião, chicória, alface, dentre outras cessou passando, então, ao cultivo de plantas ornamentais. Continuando, Fernando explicou que substituiu o tradicional nome do lugar que era Floricultura Bonfim para o sugestivo título “Fazendo com Arte”, isto porque o horto, além de vender plantas, oferece também serviços de ornamentação de jardins residenciais.


Horto da Tijuca


A floricultura conta com dois funcionários, igualmente simpáticos e atenciosos que, com amor e dedicação, dão um cunho de entusiasmo à atividade que desenvolvem. Otacílio Pontes, há 58 anos trabalhando no local, demonstrando grande vitalidade física, informa que o horto é procurado por pessoas que residem na cidade do Rio de Janeiro e não raras vezes por outras que vêm de fora em busca dos serviços ali disponibilizados. Antonio Pereira de Meireles, este com aproximadamente cerca de 30 anos no horto, também demonstrando muito amor pelo seu trabalho, mostrou detalhadamente à equipe do Correio Carioca uma variedade de plantas, nomeando-as por espécie: rosas, azaléias, bouganviles, pingos de ouro, são algumas cultivadas no local.


 


 
 
« veja matérias sobre o Rio de Janeiro, Esportes, Turismo, Saúde entre outros temas.
 
 
 
 
© Correio Carioca   -   Expediente   -   Política de Privacidade   -   Anuncie   -  Fale Conosco