Jornal Com Distribuição Mensal nas Zonas Norte (Tijuca - Vila Isabel - Grajaú - Andaraí) e Sul (Botafogo - Urca - Humaitá) do Rio de Janeiro
 
 
 home / página incial
 siga o correio carioca no twitter
 correio carioca no facebook
 
CULINÁRIA: APRENDA A FAZER DELÍCIAS EM CASA

BACALHAU DA DINDA


Ingredientes: um quilo de bacalhau do porto, azeite, trezentos gramas de azeitonas verdes sem caroço, um quilo de batatas partidas em rodelas grossas, quatro tomates sem sementes partidos em tiras, três cebolas partidas em rodelas finas, dois pimentões verdes partidos em tiras, uma dúzia de ovos cozidos partidos em rodelas, um pouco de cheiro verde em pequenos pedaços e sal a gosto.


Modo de fazer: deixe o bacalhau de molho, de um dia para outro, trocando a água várias vezes. Limpe e desfie o bacalhau; reserve. Numa panela bem alta vá arrumando: primeiro, uma camada espessa de azeite, uma do bacalhau desfiado, uma de azeitonas picadas, uma de batatas partidas, uma de tomates, uma de cebolas, uma de pimentões, uma de ovos cozidos e uma de cheiro verde; regue com bastante azeite. Repita a arrumação de todas as camadas até terminaremtodos os ingredientes, sempre regando com bastante azeite. Por último, coloque um copo (não cheio) de água com um pouco de sal; tampe a panela e deixe cozinhar em fogo bem baixo.

CANJICA


Ingredientes: um pacote de milho para canjica, um vidro de leite de coco, um coco fresco ralado, bastante leite de vaca, uma pitada de sal e açúcar o quanto desejar.


Modo de fazer: coloque a canjica para cozinhar numa panela com bastante água e um pouco de sal. Deixe cozinhar bem em fogo baixo, até ficar bem macia e sem água. Após, junte bastante leite de vaca, o leite de coco, o coco ralado e açúcar a gosto. Deixe cozinhar em fogo baixo até levantar fervura. Prove para ver se precisa mais açúcar. Desligue o fogo. Se desejar, coloque num refratário e leve à geladeira depois de frio.

CUSCUZ DE COCO


Ingredientes: um pacote de tapioca, um quilo de coco ralado em fita (fresco), um prazo raso com açúcar, uma pitada de sal, um vidro de leite de coco e mais ou menos dois litros de leite de vaca.


Modo de fazer: leve ao fogo uma leiteira com dois litros de leite para ferver. Numa bacia coloque o coco ralado (separando um pouco para cobrir), o sal, o açúcar e a tapioca. Misture tudo muito bem. Quando o leite ferver, vá jogando-o nesta mistura até ficar bem molhada e a tapioca cozida. Passe para um tabuleiro comprido, cubra com uma toalha e deixe esfriar. Depois de frio leve à geladeira. Antes de servir faça, com um garfo, furinhos na parte de cima do cuscuz; jogue o leite de coco em toda a extensãodo cuscuz e salpique o coco ralado por cima.






 
 
« veja matérias sobre o Rio de Janeiro, Esportes, Turismo, Saúde entre outros temas.
 
 
 
 
© Correio Carioca   -   Expediente   -   Política de Privacidade   -   Anuncie   -  Fale Conosco  
" />